21.3.09

Março 21, 2009

iii. Testamento de Rodin

Os mestres são os que olham com os seus próprios olhos o que toda a gente viu e que sabem ver a beleza do que é demasiado habitual para os outros espíritos.
Os maus artistas vêm sempre pekosóculos dos outros.
O mais importante é ser emocionado, amar, esperar, estremecer, viver. Ser homen antes de ser artista!
A verdadeira eloquência ri-se da eloquência, disia Pascal.
A verdadeira aete ri-se da arte. Retomo aqui o exemplo de Eugène Carrière.
Geralmente,nas exposições , a maior parte dos quadros não passam de pintura: Os dele, Pareciam no meio dos outros, verdadeiras janelas abertas sobre a vida!
Aceitem as críticas justas. Reconhecelas-âo fácilmente. São as que vos confirmarão as dúvidas que vos cercam. Não se deixem diminuir por aquelas que a vossa consciência não admite.
Não temam as críticas injustas. Elas revoltarão os vossos amigos. Elas forçalos-ão a reflectir sobre a simpatia que têm por vós e mostrala-ão mais convictamente quando descobrirem os verdadeiros motivos dessas críticas.
Se o vosso talento é novo, terão de início poucos adeptos, mas terão uma multidão de enemigos. Não se desencoragem, os adeptos triunfarão: pois sabem porque vos amam. Os outros não sabem porque vos odeiam. Os primeiros estão apaixonados pela vedade, para aqual captam incessantemente novos adeptos; Os outros não mostram nenhum zelo persistente pelas suas opiniões falsas. Os primeiros são tenazes, os outros são cata-ventos. A vitória da verdadeé certa.
Não percam tempo com relacões mundanas ou políticas. Verão muitos dos vossos companheiros, chegar às honras e à fortuna, mas, pela intriga.
Não são verdadeiros artistas. Alguns deles são noentanto muito inteligentes, e se entenderem lutar contra eles no terreno, vão gastar tanto tempo como eles, ou seja toda a vossa existência.: Ficareis sem um minuto para ser artista.
Amen apaixonadamente a vossa missão.Não Há mais bela. Ela é mais elevada que o comun dos mortais pensa.O artista dá um grande exemplo.
Ele adora o seu ofício; A sua mais alta recompensa é a alegria de bem fazer.
Actualmente, convencem-se os operários de que devem infelizmente odiar o tabalho e de que o devem sabotar. O mundo só será feliz quando todos os homens tiverem uma alma de artista, ou seja quando tiverem prazer no que fazem.
A arte ainda é uma magnífica lição de sinceridade.
O verdadeiro artista exprime sempre o que pensa mesmo quando vai ao encontro dos preconceitos.
E ensina a franqueza aos seus semelhantes.
Ora! Imaginem que maravilhosos progresssos seriam de repente realizados, se a veracidade absoluta reinasse entre os homens Ah! como a sociedade se livraria rápidamente dos seus erros, e das suas baixesasque elle teriaconfessado, e com que rapidez a nossa terra se tornaria um paraíso!


Auguste Rodin

Sem comentários:

Enviar um comentário