17.6.06

Junho 17, 2006

David Mourão Ferreira - escritor e poeta «Antes de sermos fomos uma sombra Depois de termos sido que nos resta É de longe que a vida nos aponta É de perto que a morte nos aperta» David Mourão-Ferreira, in «Os Ramos e os Remos» PARAÍSO Deixa ficar comigo a madrugada, para que a luz do Sol me não constranja. Numa taça de sombra estilhaçada, deita sumo de lua e de laranja. Arranja uma pianola, um disco, um posto, onde eu ouça o estertor de uma gaivota... Crepite, em derredor, o mar de Agosto... E o outro cheiro, o teu, à minha volta! Depois, podes partir. Só te aconselho que acendas, para tudo ser perfeito, à cabeceira a luz do teu joelho, entre os lençóis o lume do teu peito... Podes partir. De nada mais preciso para a minha ilusão do Paraíso. David Mourão-Ferreira, in "Infinito Pessoal" (1959-1962)

8 comentários:

  1. Os poetas divagam.Nunca podemos ser uma sombra,porque,antes de estarmos aqui, noutro lado estávamos...Sempre existimos;a vida aponta-nos o caminho,não de sombras,mas de luz.A morte...essa...não nos aperta...ajuda-nos a crescer e a compreender a vida e a vivê-la em toda a sua plenitude,mergulhada numa taça de cristal,inteira,a transbordar de «néctar da vida».Alua só serve para iluminar...E para Amar...E as gaivotas dormem de noite e, de manhã,revivem o que ficou de ontem,sulcam os mares durante todo o ano,sem se cansarem,descansam nos rochedos e contemplam a beleza da vida.E eu, descalça na areia da praia observo o pôr do sol,esperando alguém,enquanto o odor do mar se mistura com o meu!Este irá rodear alguém,esse alguém que espero.Não,não quero partir,porque estou aqui,...até à eternidade...Nada apaga o fogo do meu peito,que incendia tudo ...Não, não parto,porque estou aqui...No Paraíso verdadeiro,no paraíso do meu peito...ao pé de ti,ao teu lado,muito próximo...à noite,de dia...Não parto,porque não quero.Também quero estar no Paraíso...Sou...

    ResponderEliminar
  2. O sorriso
    Creio que foi o sorriso
    O sorriso foi quem abriu a porta
    Era um sorriso com muita luz
    Lá dentro,apetecia entrar nele
    Tirar a roupa,ficar
    Nua dentro daquele sorriso
    Correr,navegar,morar
    Naquele sorriso.
    Sou.. « Eugénio de Andrade»

    ResponderEliminar
  3. Tentei fugir
    Tentei fugir da manhã mais escura
    Que existe no teu corpo,e desisti
    Era pior que a morte o que antevi
    Era a dor de ficar sem sepultura Bebi entre os teus flancos,a loucura
    De não poder viver longe de ti
    És a sombra da casa onde nasci
    És a noite que à noite me procura
    Só por dentro de ti há corredores
    E em quartos interiores o cheiro a fruta
    Que veste de frescura a escuridão
    Só por dentro de ti rebentam flores
    Só por dentro de ti a noite escuta
    O que me sai,sem voz,do coração
    Sou... «David Mourão Ferreira»

    ResponderEliminar
  4. Quando te levantares,pela manhã,já preparei o sol para aquecer o teu dia.E prepararei isso enquanto vigiar o teu sono.Quando o sol aparecer,as flores darão o seu perfume ea brisa da manhã acompanhar-te-à.Quando findar o dia ,voltarás para casa e mandarei a lua e as estrelas tornarem a noite mais bonita,para te lembrar o meu amor.E quando quiseres saber quem sou,pergunta ao riacho que murmura e ao pássaro que desabrocha e à estrela que cintila...Sou...

    ResponderEliminar
  5. Porque me olhaste daquele jeito?Não sabias que meu coração te desvendaria?...E agora ...onde estás?Onde está esse olhar que me vestiu de luar?...Porque não vens aconchegar-te nas estrelas das nossas fantasias?Vem e solta-te...sacode as diferenças,aninha-te no meu colo...oásis de mil alegrias...voa nas asas dos teus sonhos que também são os meus...Procura-me...deixa as minhas mãos dedilharem teu corpo...deixa-me sussurrar-te minhas ternuras,minhas magias profundas...meus beijos...meu olhar embalado pela tua lembrança...Sou...

    ResponderEliminar
  6. Até mesmo as flores
    Trazem consigo o mal
    A beleza não é defeito
    É direito,da Natureza
    Onde tudo é belo
    Equilibrado e singelo.

    Somos belos por natureza
    Pois somos da Natureza
    E nascemos para a Natureza
    Mas até as flores
    Trazem consigo o mal.

    No teu olhar vi o vulto da vida
    Avultar a alma ferida
    Na corrente de sentidos opostos
    Que senti ao encarar os teus olhos
    Já não lembrava em nada
    O antigo azul celeste
    Que guardava o "menino"
    E embelezava meu amor
    Mas até mesmo as flores
    Trazem consigo o mal.

    Não mais apanho flores
    Silvestres,ou não
    Que por causa de um espinho
    Trouxe consigo o Mal...Sou...

    ResponderEliminar
  7. "ORGULHO E PRECONCEITO".....um livro para ler;de Jane Austen

    "É uma meditação brilhante sobre a forma como as primeiras impressões e ideias apressadas que construímos sobre as outras pessoas,acabam,muitas vezes,por destruir as relações humanas...Sou..

    ResponderEliminar
  8. Estou muito cansada, exausta,sem energia.Já nem sei se estou viva ou não...Ainda sinto o coração a bater...Então é porque vivo.
    Num mundo emprestado,num tempo que não é meu,num planeta passageiro...Se calhar sou de um Universo paralelo,de vez em quando passo por cá ,em missão.Missão difícil,codificada,por isso icompreensível...Vivo mais à frente,num outro tempo,com outras cores,bem mais belas.Por vezes a minha mente fica vazia...Por isso não sei se estou aqui,agora,ou noutro local...Amanhã será outro dia,logo se verá qual será a missão...Codificada ou não,compreendida ou não...Logo se verá!...Sou de longe...

    ResponderEliminar