28.3.06

Na Antena 1

OUVIR: Se gostam de cinema; não percam o programa das últimas novidades e estreias, analisadas por Teresa Nicolau, seg. a sex. na Antena 1, às 08:55. O que o distingue? Escolha acertada dos filmes, boa análise, um estilo seguro. – Ouve-se num fôlego e sabe a pouco no fim.

26.3.06

POR ACASO...para os lados de Azeitão

POR ACASO... neste fim-de-semana num aniversário em Azeitão encontrei Armando Tito. O guitarrista acompanhava um grupo de amigos e amigas, com uma média 65 / 70 anos de idade, de invejável e saudável boa disposição. Num ambiente de música Cabo-Verdiana, fiquei a pensar se não teria sido por causa do som estonteante da sua guitarra que inesperadamente transformou um banal aniversário, num ambiente colorido. Para quem não conhece Armando Tito: Grupo Sossabe (Cabo-Verde)Sossabe é um grupo musical de características instrumentais que se formou no início dos anos 80, em torno do guitarrista Armando Tito, que é talvez o músico que, na diáspora, se mantém mais fiel às raízes da música tradicional das ilhas de Cabo Verde. Sem nunca ter gravado um disco, este grupo teve porém uma actividade intensa e diversificada, em Portugal e no estrangeiro. Foi, nomeadamente, o conjunto que sempre acompanhou o inesquecível violinista Travadinha, quando este vinha a Portugal,e tinha como convidados frequentes os cantores Ana Firmino, Titina, Djô, Djurumani ou Celina Pereira.Com o desaparecimento de alguns dos seus elementos, o grupo interrompeu a sua actividade. Armando Tito integrou entretanto, com Paulino Vieira, o conjunto que lançou internacionalmente Cesária Évora, onde se manteve mais de dois anos.Sossabe reaparece agora, renovado, mantendo contudo a sua vocação divulgadora da mais genuína música de Cabo Verde. O grupo integra, nesta 2ª fase, músicos caboverdianos e portugueses. Estes últimos, instrumentistas de grande qualidade, aderiram ao projecto de forma entusiástica, tornando assim esta formação, de certo modo, mais eclética e inovadora.

25.3.06

24.03

O MELHOR DA SEMANA – Os passeios à hora de almoço pro's lados da Bedeteca.

POR NA AGENDA – Na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, a primeira retrospectiva, em Portugal, da obra integral do realizador italiano Pier Paolo Pasolini. Igualmente estará patente uma exposição de fotografia, de Angelo Novi feitas durante a rodagem de "O Evangelho Segundo São Mateus" de Passolini, e ainda fotos realizadas na Galeria de Arte Moderna de Bolonha, em 1975, por Antonio Masotti.

OUVIR A voz de Ben Harper combinando folk, soul e groove.

CD de 1994 - Welcome To The Cruel World, distribuído por Virgin records

22.3.06

Mon vieux Zé

..."Envergonhado, deixei-me de puridos e resolvi partir em busca do tempo perdido levando de vencida os complexos (com certeza quem despachou o CD para a feira da ladra, ou estava teso, ou era um parvo como eu fui), e agora nas minhas estantes já apareceram os Barber, Godowsky, Poulenc e Fazil Say, além evidentemente, do nosso Satie"... Obrigado Zé! , que as tuas 77 primaveras sejam eternas e risonhas, cheias de folhagens novas, pois tu és e seras sempre um homem novo.

19.3.06

PERGUNTINHA

PERGUNTINHA DE FIM-DE-SEMANA – Quem não conhece HULOT?

17.3.06

Pintura

cinco sentidos colecção privada, óleo s/tela c. 1676

fruta com flores, óleo s/tela 255 x 301 cm c. 1670 Galleria Nazionale di Capodimonte, Napoles

RECCO, Giuseppe (1634-1695) pintor Napolitano

16.3.06

oferta descoberta

PARA OUVIR – Lisa Ekdahl é uma deslumbrante loura que canta divinalmente canções jazz perfeitas como só alguém oriundo da Suécia consegue. O seu álbum «Lisa Ekdahl sings Salvadore Poe» integralmente composto e escrito por Salvadore Poe um Nova-iorquino, companheiro nas viagens da vida e da música, é um manual de como fazer composições com sabor a bossa nova intimista e apaixonada. Na realidade graças à elegância da sua melodia, Lisa Ekdahl merece mesmo a vossa atenção. «Lisa Ekdahl sings Salvadore Poe» é um CD Ideal para se ouvir na Primavera florida que se vai adivinhando.

15.3.06

"Poemas Pintados"

The graphic interface of the CDi about Lisbon

18.03

OUVIR – Handel, com arranjo de Mozart. Acis und Galatea (K.566, 1788). (2 CDs 1992) da Archiv music. Uma interpretação expressiva de Trevor Pinnock, com o English Concert. Óptimas performances de>Acis: Jamie MacDougall, tenor; Galatea: Barbara Bonney, soprano; Damon: Markus Schäfer, tenor; Polyphemus: John Tomlinson, bass. Nesta versão de Mozart, de notar a insersão subtil das trompas no excerto "Love Sounds the Alarm". Um pequeno senão: difícil de encontrar. LER- PARKETT nº 75. Uma das melhores revistas de arte que conheço. O que a distingue? Os excelentes artigos, a escolha dos artistas e as obras assinadas que o leitor pode adquirir por um preço razoável – além de uma belíssima apresentação gráfica.

13.3.06

cenario

Ilustarção para o cenário do espetáculo de João Braga; "De alma e Coração" 20.03.06

5.3.06

5 de Março

VÊR – depois de ter estado na Tate Modern e na Fundacion Caixa Galicia, está no CCB a exposição sobre a obra da pintora mexicana Frida Kahlo. Imperdível SABORES – O calulu de peixe e a moamba de galinha da Churrasqueira Alexandra, na Praceta Bento Moura, 1lj, Laranjeiro Almada. Uma casa com muito boa comida e um sabor genuino Angolano. .