30.4.06

Abril 30, 2006

RECOMENDAÇÕES – Fim de semana alongado, é bom para aproveitar o sol e os momentos de tranquilidade em Lisboa. Acordei cedo, ainda estava na preguiça, passei pela Baixa nas ruas sem trânsito com um delicioso cheiro primaveril. Parei na "Confeitaria Bijou do Calhariz" que continua a ser um grande sítio para saborear um pequeno almoço.

FINALMENTE – Consegui finalmente encontrar um disco em vinil "Porgy e Bess" magistralmente interpretado por Miles Davis e orquestrado por Gil Evans

IMPERDÍVEL – O livro Momentos de Paixão com poemas de Rainer M. Rilke e desenhos de Auguste Rodin, numa bela edição da «Relógio de Água», capa amarela com uma aguarela e um desenho com lápis de côr, é uma excelente companhia para este fim de semana para ver desenhos lindíssimos e ler magníficos poemas.

28.4.06

25.4.06

Abril 25, 2006

O DIA DA L.I.F.

Que Amor não me Engana (José Afonso)

Que amor não me engana

Com a sua brandura

Se da antiga chama

Mal vive a amargura

Duma mancha negra

Duma pedra fria

Que amor não se entrega

Na noite vazia?

E as vozes embarcam

Num silêncio aflito

Quanto mais se apartam

Mais se ouve o seu grito

Muito à flor das àguas

Noite marinheiraVem devagarinho

Para a minha beira

Em novas coutadas

Junta de uma hera

Nascem flores vermelhas

Pela Primavera

Assim tu souberas

Irmã cotovia

Dizer-me se esperas

Pelo nascer do dia

WEB A25 -

WEB COM NOTÍCIAS DE LIBERDADE - Associação 25 de Abril renova site .Ora espreitem lá isto http://www.25abril.org/ para permanecerem informados acerca das últimas notícias sobre a Associação 25 de Abril. Com a colaboração de historiadores, entre os quais Fernando Rosas, António Reis e José Manuel Tengarrinha, e em parceria com a RTP e o Ministério da Ciência e Tecnologia, o site renovado da Associação 25 de Abril vai incluir documentos e gravações que foram sujeitos à censura e não passaram na televisão portuguesa. E no dia 24 na RTP finalizei o spot institucional sobre a Associação 25 de Abril.

24.4.06

Abril 24, 2006

O MELHOR DA SEMANA – A Festa da Música, hoje, amanhã e depois, no CCB, ouvir a Europa barroca.

Sala D. João V Les SièclesFrançois- Direcção-Xavier Roth

Um excelente concerto com obras de: Rameau Ouverture, Entrée majestueuse, Tambourin, Air grave, Air vif, Rondeau gai, Entrée, Rondeau du sommeil, Gavotte gracieuse, Rigaudon,Chaconne, excertos da tragédia «Dardanus»- Rameau: Ouverture, Marche, Air vif, excertos da tragédia «Hippolyte et Aricie»- Rameau: Menuet I et II, Rigaudon I et II, Gavotte en rondeau, Danse des Sauvages, Entrée des quatre nations, Tambourin I et II, Musette en rondeau,Chaconne, excertos da opéra-ballet «Les Indes Galantes» ANDANÇAS – Ir passear ao Poço do Bispo e deixar-se conquistar pelo sol da manhã. Uma ocasião para boas descobertas. O ambiente de rua, os armazens Abel Pereira da Fonseca , o ambiente perfeito para qualquer dia em que o pensamento está com vontade de fugir.

OUVIR – O piano é dos instrumentos que mais me fascinam e Anne Queffélec é das pianistas que descobri e gosto de ouvir – no caso dela vale a pena ouvir Haendel obras para piano. Uma gravação fora de série fruto de um dinâmico encontro criativo.

De notar a excelente Passacaille em Sol menor da «Suite n° 7 (Primeiro Caderno) HWV 432»- sobre transcrição de Kempff:

Minuete em Sol menor da Suite HWV 434, transcrição para piano

Uma Edição Mirare,1. 2006

19.4.06

Graça Brandão em Lisboa

AGENDA – 25 Maio 2006 vai inaugurar uma nova galeria

18.4.06

Abril 18, 2006

SÍTIO – Chá de fim de tarde no Deli Delux Cais da Bica do Sapato, Ampla escolha de produtos e muito mais, uma mercearia com cafetaria. O que agrada neste espaço, é que a esplanada é o sitio ideal para por as conversas em dia.

17.4.06

Cantata BWV 11 J.S.Bach

Recitativo A 7b Recitativo [Contralto] Flauto traverso I/II, Continuo Ach ja! so komme bald zurück: Tilg einst mein trauriges Gebärden, Sonst wird mir jeder Augenblick Verhaßt und Jahren ähnlich werden. Ah, volta logo então: Apaga este meu ar entristecido, Se não cada momento Parecer-me-á odioso e como se durasse anos.

11.4.06

perfume

SÍTIO – Um passeio no jardim do campo grande, onde os os cheiros dos jasmins da Primavera parecem circular mais este ano.

9.4.06

9.Abril

Morreu Carlos Fabião Capitão de Abril, um Homem livre e democrata possuidor de fortes princípios éticos e morais, um intelectual. Pertenceu à Junta de Salvação Nacional, e foi Chefe do Estado-Maior do Exército entre 28 de Setembro de 1974 e 25 Novembro de 1975.
Eric Fischl Untitled2000 Watercolor60" x 40
O MELHOR DA SEMANA – A Primavera começou realmente, senti-o no dia 7. Fiquei feliz, um homem novo.
Assim, ficamos com a aproximação. Agora que finalmente chegaram os dias longos apetece acabar as tardes ao ar livre, a ver o sol a desaparecer no rio.
COM A CALMA – Cozinhar é um ritual que me descansa. Gosto de cozinhar a partir do nada, em improviso. É impressionante o que se consegue com pouca coisa, alguns condimentos e temperos e um bocado de imaginação. Enquanto cozinho gosto de ouvir música, com a ajuda de uma cerveja. O que me faz falta mesmo é um pequeno quintal para poder sair espraiar as pernas enquanto a comida tempera.

8.4.06

Fischl

Eric Fischl The Bed, The Chair, Crossing 2000 Oil sobre tela 69" x 74"

5.4.06

OUVIR

ipod nano está no ouvido

1.4.06

1.04

OUVIR – Bill Evans Orchestra Brandeis Jazz Festival, em que Bill Evens interpreta de forma sentida, um jazz puro em plena sintonia com a orquestra. Exemplo «All About Rosie», «On Green Mountain», «Dancing In The Dark» ou «'s Wonderful», alguns dos 9 temas deste CD Gambit Records. SABORES – Boas surpresas gastronómicas na Rosa da Rua, carnes bem trabalhadas e temperadas, ambiente simpático. Rua da Rosa 265, tel. 213 432 195, Terça a Domingos. VER – Até 22 de Abril pode visitar Grandes Mestres do Desenho na Colecção do MNAA (Museu Nacional de Arte Antiga). É um belo pretexto para a ocupação de um fim de semana. A exposição reúne 270 desenhos da colecção do MNAA, entre finais do século XV e meados do século XIX. com obras de grandes mestres estrangeiros, de que são exemplo Pietro Perugino, Correggio, Guercino, Luca Cambiaso, Polidoro da Caravaggio, Ticiano, Bernini, Nicolas Poussin, Rembrandt e Rubens. Rua das Janelas Verdes 1249-017 Lisboa; Ter: 14h-18h, Qua a Dom: 10h-18h http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/ PARABÉNS - 10º Aniversário da RDP África Canal da rádio pública portuguesa dedicado aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).